Logo Jornal Interação

Mesmo sem o carnaval de rua, hotéis e clubes do município tiveram ocupação em torno de 90% de suas dependências durante o período da festa do rei Momo.

O Conselho Municipal de Turismo comemora o bom desempenho da hotelaria de Araxá. Segundo o presidente do Comtur, Eduardo Tannús, todos os hotéis da cidade tiveram uma ocupação em torno de 90% de seus leitos entre sexta-feira, 9, e terça-feira, 12. O perfil do público avaliado pelo Conselho foi de famílias que vêm de outras regiões em busca de tranquilidade e não da agitação do carnaval.

 Tannús destacou que a não realização do carnaval de rua em Araxá pelo sexto ano consecutivo não teve influência no desempenho da hotelaria. “Turista sempre veio a Araxá para o carnaval de salão, como se teve no Sesc e no Tauá. Noventa e cinco por cento dos turistas que vêm a Araxá vêm para o turismo de descanso. Hoje a gente tem visto, no balanço que a gente fez, que nós tivemos uma taxa de ocupação muito boa. A chuva prejudicou um pouquinho, mas tivemos uma taxa de ocupação em torno de 90% na cidade. Teve hotel que ficou lotado”, contou.

Tannús ainda afirmou que os turistas têm buscado com frequência Araxá para descanso. “Eu tenho percebido muito bem isso. É que o trade turístico está trabalhando muito bem o destino Araxá. A cidade está se transformando em turismo de bem-estar com as revitalizações que a gente tem visto aí, apesar de algumas críticas, mas o balanço positivo que o hóspede tem passado para nós é que a revitalização do centro da cidade foi bastante elogiada”, comentou.

Para Tannús, o movimento de turistas em Araxá está sendo muito maior que o de uns três anos para cá. Ele revelou que a cidade não está recebendo visitantes somente em feriados prolongados, mas em outros meses como novembro, quando a rede hoteleira ficou praticamente sem vaga. “Araxá nunca foi tradicional nessas datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais etc.), mas agora, estamos tendo uma grande procura para essas datas, famílias querendo sair desses grandes centros para vir visitar Araxá e fazer reuniões familiares dentro de hotel. Hoje, nós estamos tendo essa realidade. Araxá nunca foi tradicional nessas datas.”, salientou o presidente.

Segundo Tannús, os visitantes são das cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. “As datas tradicionais de Araxá eram os feriados prolongados como carnaval, a Semana Santa e alguns outros. Essa é a nossa tradição, tanto que a gente fez um levantamento que apontou que, em 365 dias que o ano tem, a  alta temporada de Araxá era menos de 30 dias, porque você unia somente os feriados prolongados. De três anos para cá, a realidade está mudando por conta do apoio da Prefeitura Municipal e dos órgãos do Convention & Visitors Bureau e do trade turístico em si”, acrescentou.

Apesar da tranquilidade que Araxá oferece ao turista que não quer agitação no carnaval, Tannús afirmou que a maior reclamação do visitante quando vem para a cidade é o som automotivo. “Nós temos que fazer um trabalho muito grande em cima do som automotivo em nossa cidade. Ele está afugentando o nosso turista. A reclamação foi geral do som automotivo no Barreiro. Tinha sete carros ao mesmo tempo tocando música alta atrapalhando o turista a caminhar e isso a gente acompanhou. Então, isso é uma das coisas que a gente vai começar a trabalhar, por meio do Comtur. Nós vamos envolver o Poder Público à nossa parte de segurança para ver o que a gente pode fazer. Essa foi uma das questões mais reclamadas em nossa cidade, o som automotivo sem controle”.

Araxá foi o destino que mais agradou o grupo que veio de Caeté (MG). “A cidade é muito boa. Tem uma estrutura turística excelente. É um local bacana, que tem muitas opções para a família como o carnaval dentro do salão e as matinês culturais para as crianças”, confessou o turista de Caeté, Alisson Vandré, que estava junto com a sua família. “Nós temos que só elogiar Araxá. É uma cidade de muita tranquilidade e, para quem mora em capital como eu, isso faz toda a diferença. Saímos da rotina e descansamos mais”, destacou Ana Carolina, advogada que trabalha no Rio de Janeiro.

 Retiro de carnaval

 Além da parte hotelaria, os retiros de carnaval também se tornaram uma opção muito interessante para quem não gosta muito dos agitos da festa do Rei Momo. Foi realizado, entre os dias 09 e 12 de fevereiro, o XXIV Retiro Rhema de Carnaval, com o tema “Se creres, verás a glória de Deus”(Jo 11, 40ª). Durante os quatro dias, mais de 150 pessoas, das mais diferentes idades, foram convidadas a fazer uma profunda experiência do amor de Deus.

O evento, organizado pela Comunidade Rhema, contou com a presença do fundador e membros da Missão Louvor e Glória, da cidade de Marília (SP). Através da pregação da Palavra, cânticos e orações, os participantes puderam experimentar as maravilhas que Deus opera na vida daqueles que creem. Foram ministrados momentos de oração para cura interior e adoração, acompanhados de belíssimos testemunhos de fé e conversão.

Em um clima de grande alegria, também foi realizado um luau, em que todos tiveram a oportunidade de se confraternizar. Durante todo o encontro, aconteceu o Rhema Kids, com uma equipe que cuidando das crianças, evangelizando, e promovendo diversas brincadeiras. Houve a celebração da Santa Missa nos quatro dias, sendo o encerramento presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *