Logo Jornal Interação

Por meio de um ofício à imprensa, o vereador Mauro da Silveira Chaves, o Mauro do Detran (PDT), comunicou que estará encaminhando para a prefeitura, na próxima semana, um anteprojeto de lei sugerindo a realização de parcerias com empresas privadas para colocação de placas de nomenclatura nas vias públicas.

A medida visa iniciar procedimentos para corrigir um grave problema, segundo o vereador, visto que atualmente, muitas ruas em Araxá estão sem nenhuma placa de identificação. O anteprojeto justificou que, além de dificultar a vida dos moradores e visitantes, o fato prejudica, os serviços de entrega de correspondências e de mercadorias.

O anteprojeto também abordou que a proposta busca transferir para a iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres municipais, por meio de parceria monitorada pelo Poder Público, o custo da confecção e da instalação das placas de ruas e logradouros, com apenas a contrapartida do uso de espaço dessas placas para propaganda da empresa parceira, da iniciativa privada ou mesmo de órgãos públicos. O objetivo é melhorar a identificação das ruas de Araxá com a colocação de placas.

De acordo com a sugestão, o poder executivo ficará autorizado a conceder, através de concorrência pública, os serviços de nomenclatura das vias e logradouros públicos municipais às empresas privadas que tenham interesse em realizar a atividade em troca de espaço de publicidade.

As exigências para esse tipo de trabalho serão: o fornecimento e a instalação, em perfeitas condições, de todos os dispositivos para a sinalização indicativa das ruas e logradouros a serem especificados por ocasião da concorrência, com materiais e técnicas de primeira qualidade; a conservação, os reparos e a manutenção das placas existentes de propriedade da prefeitura; a exploração comercial de publicidade pela empresa vencedora deverá respeitar, além do projeto de programação visual das placas a ser definido pela ASTTRAN (Assessoria de Trânsito e Transportes), a proporção máxima de 30% (trinta por cento) do tamanho em relação à placa com o nome da via pública.

A proposta será analisada pelo prefeito, podendo ser devolvida à Câmara como projeto de lei. “Esperamos que o Executivo estude a matéria e encaminhe aos vereadores para aprovação. Além da dificuldade enfrentada pela própria população, que precisa se deslocar de um bairro a outro e não conseguem encontrar a rua desejada pela falta de placa indicativa, existe a questão da entrega de correspondências. Muitas pessoas já relataram aos vereadores essa questão. Tenho certeza que será de grande utilidade esse trabalho”, finalizou Mauro do Detran.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *