Logo Jornal Interação

Vereador Alexandre dos Irmãos Paula vai atuar em 2 comissões que são a de Serviços Urbanos e Obras Públicas (CSUOP) e a de Agricultura, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural (CACPAUR).

Na reunião ordinária ocorrida nesta terça-feira, 5, a Câmara Municipal elegeu os membros das cinco comissões permanentes que vão atuar a partir da próxima sessão do Legislativo. Ao todo, são quatorze vereadores divididos em três parlamentares para trabalhar em cinco comissões que têm como objetivo estudar as proposições e distribuir pareceres nos projetos e requerimentos apresentados. Como o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves Ferreira Júnior (PMDB), não compõe nenhuma comissão, o vereador Alexandre dos Irmãos Paula (PR) foi votado para atuar em duas das cinco comissões.

De acordo com o presidente, as comissões ajudam na análise de projetos que tramitam na Casa Legislativa e são de interesse da comunidade araxaense. “Quando nós tínhamos três comissões, era porque tinha dez vereadores [legislatura 2009/2012], então, era suficiente para que eles fossem distribuídos nessas comissões, já que o presidente não faz parte. Aquelas comissões que existiam foram fundidas com as demais. Agora, com o acréscimo do número de vereadores dando aos quinze a chance de participar das comissões”, disse.

Na legislatura 2013/2016, a Câmara Municipal terá cinco comissões, que são a de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final (CFJLRF), a de Serviços Urbanos e Obras Públicas (CSUOP), a de Agricultura, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural (CACPAUR), a de Educação, Cultura e Saúde (CECS) e a de Esportes, Turismo, Lazer e Direitos Humanos (CETLDH).

Para Miguel, cada comissão composta por três vereadores é suficiente no que tange à realização de um trabalho na Câmara Municipal. “É mais do que suficiente esse número. Nós conseguimos, com esse colegiado, repartir essas comissões, dar uma resposta, à altura, às matérias que vamos ter, com certeza, tramitando nessa Casa. Se precisar, nós podemos criar mais duas comissões para analisar os projetos”.

O presidente conduziu a votação indagando aos vereadores se desejam candidatar para formar aquela determinada comissão. Os parlamentares se manifestam e os legisladores [exceto o presidente] votam para formar a comissão. Logo após a votação, há a contagem dos votos, e o primeiro secretário, vereador Eustáquio Pereira, anuncia o resultado perante o público presente.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, o vereador presidente não pode participar em votação de matérias e nem da escolha dos membros das comissões. Para suprir a falta do presidente nas comissões, o regimento permite que um vereador trabalhe em duas comissões. Nesse caso, Alexandre dos Irmãos Paula (PR) foi o escolhido na votação para atuar nas comissões de Serviços Urbanos e Obras Públicas (CSUOP) e a de Agricultura, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural (CACPAUR).

“Isso é bom, porque os companheiros entenderam a necessidade de a gente estar participando de duas comissões. A gente atua na parte de Obras e na Agricultura. Não vou falar que tenho um grande conhecimento, mas trabalhamos para enriquecer e saber mais sobre essas áreas. A responsabilidade é dobrada. Quando você pega uma comissão, tem que estar preparado para trabalhar nela, em prol da nossa cidade e do nosso povo”, comentou o vereador do PR.

Por ter sido presidente durante toda a legislatura passada [2009/2012], o vereador Carlos Roberto Rosa (PP) voltou a compor uma comissão. “Espero continuar o meu mandato aqui na Câmara Municipal de Araxá. Temos uma expectativa de trabalho muito boa pela frente, de fazer o que for melhor para a comunidade ao lado dos companheiros vereadores”, colocou.

A Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final (CFJLRF), que dá os pareceres finais e encaminha para a Mesa Diretora do Legislativo, conta com um novato. Fabiano Santos Cunha (PRB) se elegeu como vereador pela primeira vez e encara a responsabilidade de compor essa comissão com muita naturalidade. “Estamos preparados e motivados para esse novo desafio. Sabemos a responsabilidade que assumimos e estamos aqui para isso. É para dar nossa parcela de contribuição aos que confiaram o voto na gente, que torceram pela nossa vitória. Temos certeza de que deveremos fazer um belo trabalho para a comunidade, que é o que toda a população espera de seus representantes”, destacou.

Cada comissão deverá representar seu presidente para ser falado na próxima reunião ordinária que, em virtude do feriado de Carnaval, será na quinta-feira, 14. Confira como ficou a composição de todas as comissões:

Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final (CFJLRF): Juninho da Farmácia (DEM), Fabiano Santos Cunha (PRB) e Garrado (PR)

Comissão de Serviços Urbanos e Obras Públicas (CSUOP): Marcílio da Prefeitura (PT), Pezão (PMDB) e Alexandre dos Irmãos Paula (PR)

Comissão de Agricultura, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural (CACPAUR): Mauro do Detran (PDT), Alexandre dos Irmãos Paula (PR) e Eustáquio José Pereira (PT do B)

Comissão de Educação, Cultura e Saúde (CECS): Carlos Alberto Cachoeira (PDT), Néia da Uninorte (PDT) e Romário do Picolé (PT do B)

Comissão de Esportes, Turismo, Lazer e Direitos Humanos (CETLDH): Fárley Cabeleireiro (PT), Amilton Marcos Moreira (PT do B) e Carlos Roberto Rosa (PP)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *