Logo Jornal Interação

Odontopediatra Eliane França Bittencourt colocou que os primeiros dentes precisam receber atenção especial dos pais.

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes de os dentes do bebê romperem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura saúde. Muitos pais se perguntam: como é realizada a limpeza dos dentes do bebê? É necessário todos os dias? Quanto tempo leva para surgirem os primeiros dentes? Para responder a essas e a outras perguntas sobre a forma correta de se limparem os dentes do seu bebê, a reportagem do Jornal Interação entrevistou a odontopediatra Eliane França Bittencourt, que ainda falou sobre o uso de mordedores e sobre o tipo de escova correta na hora de limpar os dentes das crianças.

Ela inicia falando sobre quando e como é realizada a limpeza nos dentes. “A limpeza deve se iniciar antes mesmo da erupção dos dentes. Nós sempre orientamos que essa limpeza deve ser realizada com a gaze; molhando-a em água filtrada, a partir dos primeiros meses de vida até um ano, pelo menos duas vezes ao dia”, explicou.

Eliane explicou, ainda que assim que surgem os primeiros dentinhos, a limpeza deve ser feita até três vezes ao dia. “O surgimento dos primeiros dentes variam muito de oito a dez meses de vida, mas deve ser feita até três vezes ao dia para remover todos os resíduos de alimentos”.

A odontopediatra comentou que logo nos primeiros meses, muitos pais incentivam a criança a fazer uso de chupetas e até mordedores, o que pode ser muito eficaz durante o surgimento dos primeiros dentinhos de leite. “É correto, não só para desenvolver os dentes, porque a criança nessa fase, por volta de seis meses de idade, está na fase oral, onde, para ela, é muito importante ter um objeto na boca. E o mordedor, além de saciar essa vontade, vai massagear a gengiva também estimulando a erupção dos primeiros dentinhos”.

Sobre o uso de chupetas, Eliane abordou que, para a criança que mama no seio materno, normalmente não é necessário fazer o uso. “Ali, durante a amamentação, a criança tem todo o aconchego no peito da mãe, então a criança relaxa e não precisa. Mas algumas crianças, mesmo ainda mamando no seio da mãe, sentem a necessidade de estar com a chupeta. Pode ser usado, sim até os três anos de idade, no máximo, porque a partir desse período, os problemas de mal eclusão provocadas pela chupeta podem ser mais difíceis de ser corrigidos”, esclareceu.

“O osso da arcada dentária vai provocando uma má formação óssea, onde a parte superior cresce de uma forma desordenada,  e assim, pode provocar uma mordida aberta anterior, quando usada a chupeta, mas que pode, sim voltar ao seu estado normal após interromper o uso aos três anos de idade”.

Hoje, no mercado, existem vários modelos de escovas dentárias com desenhos para atrair a atenção das crianças e isso evita o desenvolvimento errado dos dentes. “De modo geral, a escova precisa ter cabeça pequena, cabo longo e uma boa empunhadura. Isso porque, no mercado, existem várias escovas que podem atrair a atenção das crianças. Mas os pais devem ficar atentos para que a escova tenha uma boa empunhadura, firmeza e com as cerdas bem macias. Existem escovas para crianças de zero a dois anos; de dois a cinco anos; então é bom seguir esse modelo do fabricante, de acordo com a idade”, finalizou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *