Logo Jornal Interação

                                                                                     Por: Alcino de Freitas.

Não poderia ser melhor a estreia do Araxá Esporte Clube pelo Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, em jogo realizado sábado último, no Estádio Municipal Fausto Alvim. Uma estreia vitoriosa diante de um público esplêndido, que lotou o estádio. Torcedores apaixonados, vibrantes, determinados, que incentivaram e aplaudiram o time alvinegro em todos os momentos. Também não era para menos, pois a atuação da equipe foi ousada e impecável. O objetivo era vencer o adversário e venceu com categoria, garra e determinação, mostrando uma marcação agressiva, no bom sentido, o que deixou a equipe do América sem ação e sem liberdade de criação. Prova incontestável da competência do técnico Nei da Matta, pois a atuação de sua equipe foi muito superior à do adversário, desde o início da partida. Mesmo atuando melhor,  Araxá Esporte ainda mostrou algumas falhas, principalmente no gol assinalado pelo América, mas falhas que poderão ser corrigidas durante os futuros treinamentos.

O jogo começou bastante corrido e movimentado com a equipe do Ganso mostrando muita personalidade e indo pra cima do América, e, logo aos dois minutos, o árbitro Emerson deu um cartão amarelo, injusto, para o atacante Breitner, que, após entrar driblando a defesa adversária, recebeu uma falta, caiu, e o árbitro interpretou como se ele tivesse se jogado. Vaias dos torcedores. Aos dez minutos, Breitner repetiu quase a mesma jogada, foi calçado, caiu, e a bola sobrou para Fabrício Carvalho, que chutou no canto, fora do alcance do goleiro Neneca, inaugurando o marcador e fazendo Araxá Esporte 1 a 0, para o delírio dos torcedores. O time do técnico Nei da Matta era mais criativo, tinha maior tempo de posse de bola, e só aos 15 minutos é que o América ameaçou, em um chute de Rodriguinho, bem defendido pelo goleiro Marcelo Cruz. Em outra oportunidade, na cobrança de falta, Rodriguinho chutou, e a bola bateu na rede pelo lado de fora. O Araxá Esporte pressionava, procurando ampliar o marcador. A torcida empurrava o time, e, aos 32 minutos, o lateral Osvaldir desceu espetacularmente pelo seu setor e cruzou para Evandro, que errou o alvo, chutando para fora. Aos 44 minutos, América, que pouco criava, teve um escanteio a seu favor. Rodriguinho cobrou rapidamente para Felipe, que cruzou para a área e Fábio Junior completou, de cabeça, empatando a partida. Era, para o Araxá Esporte, um pesadelo, pois, saindo vencedor no primeiro tempo, tornaria o jogo mais difícil. Mas, durante o intervalo, a conversa dentro do vestiário foi muito proveitosa, pois o alvinegro voltou mais incisivo, organizado, com a mesma postura de buscar a vitória e foi criando as oportunidades. Aos cinco minutos, por meio de Evandro, aos 15, Bruno Moreno, aos 16, numa jogada sensacional de Thiago Marin que, conscientemente, encobriu o goleiro Neneca, e a bola bateu na trave, numa jogada de craque. América deu um chute perigoso através de Doriva, que rendeu outra boa defesa de Marcelo Cruz .   Aos 27 minutos, Tiago Pereira cobrou uma falta, a bola bateu na barreira e saiu pela linha de fundo com muito perigo. Até que, aos 31 minutos, Araxá Esporte conquistou seu segundo gol. Osvaldir cobrou um escanteio pelo lado direito, o goleiro Neneca aliviou de punhos para fora da grande área, o rebote foi de Thiago Marin, que dominou e soltou uma “bomba” no ângulo do goleiro americano, decretando a vitória do alvinegro araxaense por 2 a 1. Um resultado justo e com muita propriedade, apesar de o América ainda tentar uma reação bem no final da partida.  

O Araxá Esporte Clube jogou e venceu com: Marcelo Cruz, Osvaldir, Bruno Matavelli, Amarildo, Fabiano; Balduino, Bruno Moreno, Michel Cruz (Thiago Marin), Evandro (Renato Xavier); Fabrício Carvalho (Tiago Pereira), Breitner. Técnico: Nei da Matta.

O América foi de: Neneca, Gedeilson, Vinicius Simon, Lula, Wanderson; Claudinei, Leandro Ferreira, Rodriguinho (Geovanni), Patrick (Doriva); Fábio Junior, Felipe (Laércio). Técnico: Vinicius Eutropio.

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira, auxiliado por Breno Rodrigues e por Felipe Souza Leal.

Público pagante: 5.000 torcedores

Renda: R$ 110.925

Confira todos os resultados da 1ª rodada do Mineiro:

Sábado, 2 de fevereiro

16h – Estádio Dilzon Melo, Varginha

Boa 2×1 Nacional, com gols de Henrique e Flávio (Boa) e Caleb (Nacional)

17h – Estádio Fausto Alvim, Araxá

Araxá 2×1 América, com gols de Fabrício Carvalho e Thiago Marin (Araxá) e Fábio Júnior (América)

17h – Estádio Arena do Jacaré, Sete Lagoas

Villa Nova 1×1 Tupi, com gols de William Araújo (Villa Nova) e Toledo (Tupi)

19h30 – Estádio Ronaldão, Poços de Caldas

Caldense 1×1 Guarani, com gols de Luizinho (Caldense) e Lucas Newton (Guarani)

Quarta-feira, 6 de fevereiro

19h30 – Estádio Campo do Tombense, Tombos

Tombense 1×2 Atlético, com gols de Éder Luis (Tombense) e Jô e Rosinei (Atlético)

22h – Estádio Mineirão

Cruzeiro 2×0 América – Teófilo Otoni, com gols de Anselmo Ramon e Dagoberto

Jogo antecipado da 3ª rodada

Domingo, 3 de fevereiro

16h – Estádio Mineirão, Belo Horizonte

Cruzeiro 2×1 Atlético, com gols de Marcos Rocha (contra) e Dagoberto (Cruzeiro) e Araújo (Atlético)

A 2ª rodada do Mineiro será realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro com os seguintes jogos:

Sábado, 16 de fevereiro

16h – Nacional x Villa Nova – Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, Patos de Minas

17h – América x Boa – Estádio Independência, Belo Horizonte

17h – Tupi x Caldense – Estádio Mário Helênio, Juiz de Fora

Domingo, 17 de fevereiro

10h – América – Teófilo Otoni x Tombense – Estádio Campo do América, Teófilo Otoni

16h – Atlético x Araxá – Estádio Independência, Belo Horizonte

18h30 – Guarani x Cruzeiro – Estádio Arena do Calçado, Nova Serrana

Classificação

Após a 1ª rodada, o Cruzeiro é líder do Campeonato Mineiro com 6 pontos em dois jogos. O segundo colocado é a equipe do Araxá Esporte com 3 pontos, mesma pontuação do Boa em terceiro [ambas as equipes jogaram apenas uma vez no campeonato] e do Atlético em quarto [a exemplo do Cruzeiro em dois jogos] devido aos critérios de desempate. Na quinta colocação, estão com um ponto e ocupam as seguintes posições respectivamente são Caldense, Guarani, Tupi e Vila Nova. Em nono, estão América, Nacional de Nova Serrana, Tombense e América de Teófilo Otoni.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *