Destaque »

Zema e ministros anunciam R$ 250 milhões para investimento em turismo e saneamento básico em Minas

10 de julho de 2020 – 17:36 |

Em uma agenda surpresa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, concederam entrevista coletiva à distância na segunda-feira junto com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo). …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Agronegócios

Prefeitura legaliza novas medidas para as estradas rurais

Com a publicação desta nova lei, próximo passo do Executivo é asfaltar as estradas rurais, o que visa a promover melhores condições de trajeto para o homem do campo.

A Prefeitura Municipal de Araxá, juntamente com a Câmara Municipal de Araxá, sancionou e promulgou a Lei nº 6.315, do dia 7 de dezembro, que estabelece regras fixas para as estradas rurais da região no Diário Oficial do Município [Jornal Interação, na edição 504].

Na lei, estabeleceu-se que as estradas rurais municipais do município de Araxá deverão possuir, obrigatoriamente, no mínimo 20m (vinte metros) de largura, sendo 10m (dez metros) em relação ao eixo para a esquerda e 10m (dez metros) em relação ao eixo para a direita. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wander Prugger, ressaltou que, com essas novas medidas, torna-se possível asfaltar as estradas rurais de Araxá.

“O asfaltamento vai proporcionar ao produtor o escoamento melhor ali dos grãos da sua lavoura e também um conforto maior do ir e vir dessas pessoas, trazendo um benefício no que se refere à manutenção de seus automóveis, diminuindo o custo. Nós pretendemos asfaltar 7 metros [dos 10 metros de largura] e o restante é para ser utilizado como zona de segurança, privilegiando a segurança dos produtores”, explicou.

A publicação ainda relatou que a adequação das vias vicinais do município dependerá de autorização prévia dos proprietários das áreas que serão utilizadas por parte do Poder Público.

A obtenção da licença ambiental para a realização de intervenções necessárias será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Araxá. “Nós estamos tomando as primeiras providências ali na estrada da Antinha. Estamos fazendo o mapa das propriedades que providenciaram o licenciamento para começar a liberar essa área e iniciar os serviços”, comentou Wander.

O Poder Público vai focar em asfaltar a estrada da Antinha, local que dá maior problema de manutenção atualmente para a Prefeitura. Wander afirmou, para a reportagem deste semanário, que o asfaltamento da estrada deve começar em abril deste ano.