Logo Jornal Interação

Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). 

 Começaram nesta quinta-feira, 17, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que vai oferecer 144.639 bolsas de estudo em sua primeira edição deste ano.  Das vagas oferecidas 99.223 são integrais e 45.416 parciais (de 50% da mensalidade).

A divulgação da primeira lista de pré-selecionados será feita no dia 24 deste mês e a segunda, em 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter feito o Enem de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos na média aritmética das cinco provas, além de não ter zerado a redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para se candidatar a uma vaga no ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Concorrer à bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu, sistema que concentra a oferta de vagas em instituições públicas de educação superior. No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga no Sisu. Isso porque é proibido usar uma bolsa do programa e estar simultaneamente matriculado em universidade pública.

Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Quem concorre à bolsa parcial poderá custear os outros 50% da mensalidade com crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies.

Os candidatos já podem checar as vagas abertas pelas instituições particulares de ensino superior no endereço http://siteprouni.mec.gov.br.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *