Logo Jornal Interação

Representantes da Unesco Hidroex, de Frutal, estiveram no município para conhecerem o trabalho desenvolvido em Araxá.

Representantes da Unesco Hidroex, fundação sediada em Frutal, estiveram em Araxá na quarta-feira, 1°, com o objetivo de conhecer o processo de coleta de lixo na cidade. Os visitantes tiveram contato com o trabalho das equipes de limpeza urbana e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá (Reciclara) e Foco Ambiental.

A diretora de pesquisa da fundação, Tânia Aparecida Silva Brito, falou que o trabalho realizado em Araxá repercutiu bastante e por isso ela veio conhecê-lo pessoalmente. “Nós estamos procurando bons exemplos em termos de reciclagem para montar um projeto em Frutal e na região, e descobrimos, em Araxá, um exemplo maravilhoso”.

Ela ressaltou ainda que a coleta em Araxá se tornou um projeto social. “Gostamos do trabalho que está sendo feito aqui, tanto com relação ao meio ambiente, ao lixo e também no que diz respeito ao aspecto social, com valorização dos catadores e garis. A gente viu um trabalho todo integrado. Conhecemos uma visão diferente daquilo que poderia ser um problema, que é o lixo, e a cidade está conseguindo dar um outro valor para isso”, explicou.

Para o chefe da coleta de lixo em Araxá, Donizete Carneiro, a valorização do gari é fundamental para que o trabalho seja bem-sucedido. “A cidade é limpa com carinho pela nossa equipe, que é bem valorizada pela administração municipal”, finalizou.

Em 2010, esse trabalho foi reconhecido pelo Governo Federal, que homenageou a cidade e o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, com o Selo Amigo do Catador.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *