Logo Jornal Interação

Companhia possui equipamentos de medição em 533 cidades mineiras.

A preparação de municípios e órgãos de defesa de diferentes regiões de Minas Gerais para a época de cheia recebe um apoio fundamental anualmente. Os pluviômetros instalados pela Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais – em 533 cidades do Estado ajudam a compor um retrato dos volumes pluviométricos de cada região.

O trabalho da Copasa na medição das chuvas e granizos e até neve foi iniciado em 1986 com a instalação do primeiro pluviômetro em Divinópolis. Hoje, Estações de Tratamento de Água em todas as regiões em que a companhia está presente possuem o aparelho, o que permite ampla cobertura pluviométrica no Estado.

O objetivo principal da Copasa é produzir dados que permitam aprimorar os estudos dos recursos hídricos das diferentes bacias hidrográficas mineiras, atividade fundamental para uma empresa que trabalha com o abastecimento de água dos municípios e tem por objetivo garantir 100% de acesso das populações à água tratada. “É um trabalho básico nosso para conhecer os aportes hídricos nas bacias hidrográficas no Estado de Minas Gerais”, explicou o analista de recursos hídricos Geraldo Porto.

Os dados colhidos diariamente nas cidades, segundo ele, passam a integrar um completo banco de dados das bacias hidrográficas e as séries históricas apontam tanto para os períodos de cheia quanto os de recessão, em cada região do Estado.

O banco de dados é completado, quando necessário, com informações adquiridas junto à Agência Nacional das Águas (ANA). De acordo com Geraldo Porto, por abrangerem todas as regiões de Minas Gerais e fornecerem um panorama pluviométrico anual de cada uma delas, os dados da Copasa são compartilhados frequentemente com prefeituras e órgãos de Defesa Civil interessados em se preparar e desenvolver ações para enfrentar períodos de cheias ou de secas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *