Logo Jornal Interação

Especialista diz que o uso em excesso pode causar sobrecarga do fígado, rins e até mesmo desidratação.

A busca por mais energia, força ou músculos mais torneados acaba por fazer malhadores ingerirem diariamente pílulas, shakes e barrinhas com altas concentrações de proteínas, carboidratos e outros nutrientes.

Segundo o professor Leonardo dos Santos, 90% dos frequentadores da academia onde trabalha o procuram para indicar-lhes um suplemento. “Ele não foi feito para pessoa comum nem para o cidadão, e sim para o atleta”, completou.  A Personal Trainer Omara Goulart Paolinelli diz que faz uso de suplementos alimentares há sete anos e que, para ela, é um tanto desgastante.

“Eu acredito que uma alimentação balanceada é melhor. Se a pessoa puder se alimentar bem, ingerir uma boa quantidade de proteínas e carboidratos, até mesmo de gordura, ela vai ter resultado. Eu recomendo, sim para aquele que treina muito; não para aquele que vai à academia somente alguns dias da semana. E quando for fazer uso, é preciso a ajuda de alguém competente para poder indicar. Eu malho todos os dias, carrego bastante peso, tenho uma rotina um tanto desgastante, e, se eu não usar, não consigo fazer as minhas atividades”, comentou.

Alguns suplementos alimentares podem trazer grandes benefícios, porém, se utilizados sem limites e sem a orientação de um especialista, podem prejudicar a saúde. De acordo com a médica endocrinologista Jaqueline Fonseca Reis, a suplementação alimentar só deve ser utilizada por pessoas que apresentem deficiência de vitaminas e minerais ou que praticam atividades físicas intensas. Ela esclarece como deve ser a alimentação ao fazer uso de suplementos para complementar a alimentação e quais os riscos de quem faz uso sem orientação.

Jornal Interação – Existem, no mercado, diversos suplementos que trabalham na estimulação dos hormônios e prometem até mesmo a aquisição de massa muscular, porém aumentam o fluxo sanguíneo em determinados receptores. Existe algum risco?

Jaqueline – Sim. O risco do uso de suplementos é muito. Eles devem ser usados sempre com uma orientação de um nutricionista, porque cada pessoa tem uma indicação. Uma pessoa que tem uma alimentação saudável, variada, rica em nutrientes, aquela alimentação colorida, não há a necessidade de fazer uso de suplementos. Existe hoje, nas academias, o uso em excesso, que nos preocupa bastante. Os usos em excesso de suplementos acabam por causar uma sobrecarga do fígado e dos rins, que podem ocasionar em vômitos, náuseas, diarreia e até mesmo desidratação, pelo excesso de proteínas que podem levar à deficiência de cálcio, pelo excesso de soja que contêm os hidrotônicos ingeridos em excesso para quem não faz atividades físicas prolongadas, o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do ciclo vascular, a presença de termogênicos que hoje estão na moda e dizem ser usados para emagrecer e que, na verdade, não funcionam.

Jornal Interação – Como deve ser a alimentação do aluno que vai todos os dias à academia e faz uso diário do suplemento?

Jaqueline – A pessoa que vai à academia todos os dias não necessariamente vai precisar de suplementos. Ela precisa de orientação de um médico nutricionista, que vai avaliar a necessidade. A alimentação deve ser rica em proteínas como carne, ovos, peixes, leite, rica em frutas, verduras, vitaminas e minerais, ou seja, quanto mais variado e colorido o prato estiver será melhor. Agora, em relação ao uso de suplementos, depende muito do tempo, do tipo de treino e de uma quantidade recomendada para que não haja uma sobrecarga do fígado e dos rins.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *