Logo Jornal Interação

Município realiza campanha educativa desde 4ª-feira, 23, para conscientizar os motoristas sobre essa proibição.

Desde quarta, 23, até o próximo domingo, 28, a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio dos profissionais da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran), e a Polícia Militar, estão na avenida Antônio Carlos promovendo uma campanha educativa para conscientizar os motoristas sobre a proibição de estacionar veículo ao lado do canteiro central, embasada no art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o artigo, “estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre CANTEIROS CENTRAIS, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público” não é permitido.

O estacionamento estava sendo permitido no local, pelo fato de que a obra de revitalização não havia sido inaugurada. Já nesta quarta, os veículos não puderam realizar esse tipo de manobra, deixando a via com maior fluidez.

“Ele [motorista] precisa ficar atento, pois não haverá placas de sinalização; todas foram removidas. A partir de segunda- feira, 28, em diante, quem desrespeitar a lei estará cometendo uma infração grave, com perda de 5 pontos na carteira, sujeito a multa de R$ 127,73, além de poder ter o carro removido”, disse a engenheira responsável pela Asttran, Viviane Antunes Gomes.

De acordo com o propagandista Vagner Divino Corrêa Júnior, cada vez está mais difícil estacionar no centro da cidade e acredita que a população vai ser prejudicada. “É um prejuízo. A cidade com o canteiro já está com poucos espaços de fazer a travessia de uma rua para outra, e agora fica sem espaços de estacionamentos, realmente imagino que seja um prejuízo”, comentou.

O instrutor operacional, Giovane Ferreira, colocou que a medida de proibir o estacionamento ao lado do canteiro central é a mais correta. “Deixa um trânsito mais livre, principalmente aos pedestres”, ele afirmou. A dona de casa Maria da Glória não tem opinião formada sobre a proibição, mas se é para respeitar, é necessária a conscientização de todos. “Eu penso que se é para melhoria aqui em relação à cidade de Araxá, é bem melhor. Todos têm que procurar respeitar”.

Viviane ainda esclareceu os pontos onde os motoristas podem estacionar ao longo da avenida.  “A proibição vale para os dois sentidos. Com isso, os motoristas só poderão parar nas laterais da direita, mas, ainda assim, há restrições. O mesmo vale para quem vira para a Escola São Domingos, à direita, seguindo a avenida, há restrições em pontos de ônibus e locais de carga e descarga”.

A assessora acredita que essa nova medida vai ajudar o motorista a visualizar o pedestre na hora de atravessar a avenida. “Nós acreditamos que vai melhorar muito para o pedestre e para o motorista que precisa fazer manobras. Os carros dificultam muito a visibilidade dos pedestres naquela área”, completou Viviane.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *