Logo Jornal Interação

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) apontou, por exemplo, diferença de preço, de uma papelaria para outra, o mesmo produto, variando em 300%.

O Procon Araxá anualmente realiza pesquisa de preços de material escolar em janeiro. Neste ano, o órgão de defesa do consumidor constatou uma diferença de preços de um mesmo produto, em relação a uma papelaria para outra, com variação em 300%. Nesta pesquisa, foram avaliados 64 itens básicos [caderno, cola branca, apontador, caneta  dentre outros] que fazem parte da lista escolar, em oito estabelecimentos comerciais da cidade. A supervisora do Procon, Neida Reis, colocou que o grande objetivo da pesquisa é facilitar a vida dos pais que compram o material escolar em janeiro, mês que antecede o início das aulas, e de grande movimento normalmente nas papelarias.

De acordo com Neida, quando é realizada esta pesquisa, o Procon se surpreende com as diferenças de preço de um mesmo produto de uma papelaria para outra. “A gente observou que, no mesmo caderno, de uma mesma marca, tem uma diferença de até 330%, então, é importante os pais ficarem atentos, porque, muitas vezes, é justificado esse aumento a uma capa do momento”, disse.

Segundo Neida, existem maneiras de os pais convencerem os filhos de que o produto sem a capa estampada, por exemplo, de um desenho, não seja tão interessante para comprar naquele momento. “Eu acho muito importante  os pais já começarem a ensinar aos filhos, desde crianças, esse consumo consciente. É verdade que hoje eles vão querer um produto diferenciado, mas, então, combina, compra-se daquela forma diferenciada, e os outros, dentro da capacidade de pagamento que tem sem se endividar”.

A empresária Regina Braga da Fonseca está inserida no grupo dos pais que vai até a papelaria à procura de materiais que não pesem muito no orçamento familiar. Para ela, é importante pesquisar, pois o consumidor sempre acha a melhor oferta. “Este ano, como viajei nas férias, não tive muito tempo, mas como o PROCON daqui de Araxá divulgou uma pesquisa, ela me ajudou muito. Eu sempre tento conciliar os desejos da minha filha com o orçamento da família e ela entende que nem sempre as coisas mais caras são as melhores”, comentou.

A vendedora Maria de Fátima Rosa procura sempre orientar o cliente para uma melhor compra. “Quando o cliente chega na loja, tento, ao máximo, mostrar o melhor produto com a melhor oferta. Penso, como vendedora, que os pais têm que comprar o melhor produto só se tiver condições, mas a questão é muito mais séria, como todos podem imaginar. Já vi criança chorando na loja, e a mãe comprando aquele produto com custo elevado só para agradar”, contou.

O Procon também alerta aos pais sobre a lista de material escolar em que, às vezes, podem constar produtos desnecessários. “A gente costuma, às vezes, observar nesse tipo de lista, copos descartáveis, papel higiênico. Se esse material não é para utilização de trabalho manual, não tem justificativa cobrar esse produto, porque isso está incluído normalmente no custo daquela mensalidade que o pai paga. Nós vivemos essa época de ano de grandes gastos, então, é muito importante economizar em tudo que puder, com certeza, evita um possível endividamento”, concluiu Neida.

A lista do Procon constando o preço do material escolar está disponível na sede do órgão do consumidor, situada na Rua Presidente Olegário Maciel, n° 284, sala 1, centro, ao lado da Prefeitura Municipal de Araxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *