Logo Jornal Interação

Emocionante cerimônia foi realizada na Pousada Dona Beja e contou com a novidade da outorga da Medalha Geraldo Porfírio Botelho conferida ao jornalista Atanagildo Côrtes.

A Câmara Municipal promoveu as outorgas da Medalha Dom José Gaspar e do Título de Cidadania Honorária de Araxá nesta terça-feira, 18, em solenidade realizada no salão de festas da Pousada Dona Beja. Ao todo, foram 24 agraciados com essas honrarias concedidas aos destaques da cidade em 2012. O diploma de Cidadania Honorária é um reconhecimento àquelas pessoas que deram sua contribuição para o crescimento de Araxá, mas não são nascidas aqui no município. Já a Medalha Dom José Gaspar tem esse mesmo propósito, mas confere o reconhecimento aos araxaenses.

A novidade este ano foi a promoção da Medalha Geraldo Porfírio Botelho, conferida para o jornalista Atanagildo Côrtes, o 25° agraciado da noite, considerado o decano do jornalismo de Araxá.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Rosa (PP), o evento já se tornou tradicional em Araxá. “Para nós, é o momento maior de o Legislativo araxaense enriquecer a importância das pessoas que deram contribuição para Araxá, principalmente agora, a medalha do jornalista [Medalha Geraldo Porfírio Botelho] ao Atanagildo Côrtes, o decano do jornalismo araxaense. Estamos felizes em viver esse momento com a família dos homenageados”, disse.

A solenidade agraciou primeiramente os homenageados com Título de Cidadania Honorária, criado desde 1987. Os agraciados foram Celso Luiz de Moraes Machado, Clóvis Antônio de Faria Sousa, Eduardo Augusto Gardesani Guastini, Fábio Soares Valera, Guilherme Castro Corrêa, Hernane Rogério Salles Moura, João Batista de Oliveira, Luciano Gazel Colen, Luis Carlos Dias Martins, Marcos Antônio Bastos Bomfim, Mateus Vaz de Resende, Vicente Mateus Leite, Wilton Freitas Mendes.

Já a Medalha Dom José Gaspar, instituída no ano de 1980, teve os seguintes agraciados: Agenor Lemos Júnior, Antônio Lessa, Armando de Angelis, Edival Ferreira da Cunha, Edna Terezinha de Castro, Hely Aires da Silva, Lídia Maria de Oliveira Jordão Rocha da Cunha, Marcelo Campos, Murilo Sebastião de Lima, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, Paulo Roberto dos Santos.

A Medalha Geraldo Porfírio Botelho, criada recentemente pelo Legislativo, por meio de um requerimento da vereadora Lídia Jordão este ano, foi conferida ao jornalista Atanagildo Côrtes. “É uma honra estar recebendo essa medalha. Ela está sendo instituída agora. Eu fui muito amigo do Geraldo [Porfírio Botelho]. De maneira que foi uma honra ter trabalhado com ele. Estou muito satisfeito. Obrigado!”.

A exemplo de Atanagildo, os agraciados da Cidadania Honorária e Medalha Dom José Gaspar ficaram muito gratos e felizes com a homenagem. “Não sou eu que sou a merecedora, e sim aquelas pessoas que me dão a oportunidade como o Marcelo [Lima – diretor do presídio] que abre as portas do presídio para eu trabalhar, as mães que me confiam os seus filhos, então, merecedores são aqueles que me dão condição de exercer um trabalho. É uma equipe. Fico feliz em fazer parte dessa história”, confessou a Irmã Edna Terezinha de Castro, há 8 anos na Casa de Nazaré.

Para o juiz da 17ª Zona Eleitoral, Eduardo Augusto Gardesani Guastini, que nasceu em Timóteo, MG, a honraria é mais do que importante. “É uma grande honra receber esse título de Cidadão Honorário, principalmente pelo pouco tempo de Araxá que tenho, 2 anos e meio, realmente é uma honra. Eu vim do Vale do Aço e tomei posse como juiz em Araxá em março de 2010, e a notícia veio com uma correspondência enviada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Emocionante. Parabenizo a todos pelas homenagens”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *