Logo Jornal Interação

A quarta-feira, 19, foi um dia de reverência para os 147 anos de Araxá. O poder público organizou uma solenidade que marcou a inauguração oficial das obras de revitalização da avenida Antônio Carlos, a restauração da Igreja Matriz de São Domingos e os festejos pelos 147 anos de emancipação política referente ao dia 19 de dezembro de 1865. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia.

A inauguração das obras foi realizada em três etapas. A primeira etapa foi a inauguração oficial da restauração da Igreja Matriz de São Domingos, que recebeu a restauração de mais de 1.000 metros quadrados de pintura em seu espaço, a reforma do telhado, troca do piso e a recuperação da hidráulica e elétrica do prédio, entre outras melhorias. Na ocasião, foi lançado um livro chamado “Memória e Profecia”, com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), relatando um pouco da restauração que ficou em mais de R$ 2 milhões, com investimentos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura.

A obra aborda a época da construção do local, a riqueza do acervo existente tanto nas imagens sacras quanto nos vitrais e os trabalhos de restauração recentemente inaugurados.

 “O lançamento do livro significa a preservação dos bens de Araxá, não o bem material, mas o bem que é o povo. O patrimônio da Matriz se refere a um povo que construiu, valorizou e continuou valorizando essa arte que nós temos, não só pelo aspecto artístico, mas bem religioso. A expressão ‘Memória e Profecia’ diz muito bem. Memória quando a gente pega o passado, coloca a serviço do povo e que a gente continua preservando”, disse o pároco da Igreja Matriz, Manoel Claro Costa.

O prefeito Jeová comentou que a restauração da igreja foi muito importante para o município, porque o local já estava precisando de reparos havia bastante tempo. “Com a igreja restaurada e bonita, toda a população de Araxá ganha. Considero a igreja Matriz como um dos lugares mais populares que temos atualmente. A comunidade merecia essa restauração”.

Apresentações do coral Madrigal e da Orquestra Viva marcaram o encerramento da primeira etapa de comemoração dos 147 anos de Araxá.

Obras de revitalização central

Referente à realização da segunda etapa das inaugurações no centro de Araxá que ocorreu na praça da avenida Antônio Carlos, a obra teve início em novembro de 2010 e incluiu a construção de um teatro municipal, novo calçamento central e parte elétrica subterrânea.Um palanque foi montado na praça e recebeu o prefeito Jeová e o governador Antônio Augusto Anastasia, ambos os quais discursaram de forma pública para populares e parceiros.

Jeová colocou que essa revitalização da avenida Antônio Carlos faz parte da administração pública trazer o entretenimento e a qualidade de vida para todos. “Hoje nós sentimos o nosso dever cumprido, porque foi uma obra idealizada pelo arquiteto Gustavo Penna e coube a nós a execução da obra. Estamos entregando de maneira definitiva a obra para a comunidade com a presença do governador”.

A filha de Gustavo Penna, idealizador da obra, a arquiteta Laura Penna, afirmou que as obras foram fiéis à proposta feita por seu pai. “Ele está muito satisfeito com o resultado. Agora, com o final da obra, a gente esteve aqui para fazer os ajustes finais e eles seguiram tudo que foi projetado e trabalhamos sempre juntos com a Prefeitura para chegar ao resultado grandioso como este”, comemorou Laura que representou seu pai, que, por motivos de compromissos inadiáveis em sua agenda, não pôde comparecer a Araxá.

Segundo o governador Antônio Augusto Anastasia, a revitalização da avenida Antônio Carlos é importante para o governo do Estado. “Eu fiquei muito feliz com a obra da avenida Antônio Carlos. Minas sempre se destacou com ações como estas de Araxá. A cidade representa muito bem Minas Gerais onde passa. Reafirmo aqui as parcerias com o município de Araxá, permitindo a inclusão social, o progresso, a prosperidade e, fundamentalmente, a qualidade de vida. Esse é o objetivo maior de todos nós, especialmente uma cidade como Araxá, pacífica, de um povo trabalhador, dedicado, extremamente hospitaleiro, culto, mas, sobretudo, vocacionado às coisas de Minas”, atentou.

O governador Antônio Augusto Anastasia aproveitou a ocasião para anunciar o repasse de R$ 10 milhões do Governo Estadual para a Prefeitura de Araxá investir na implantação do projeto Cidade Tecnológica. Anastasia confirmou também a parceria do Estado com o Município para revitalização da avenida Senador Montandon. Segundo o Governador, a igreja do Barreiro também vai passar por uma nova restauração.

Teatro Municipal

A terceira e última parte da inauguração das obras do centro de Araxá foi realizada no Teatro Municipal, onde o prefeito, o governador e o diretor administrativo da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) descerraram duas placas, uma da praça Antônio Carlos e outra do Teatro Municipal.

No Teatro Municipal, foi realizada a entrega da Medalha Calmon Barreto. Criada em novembro de 1999, a honraria é concedida pelo governo de Minas a pessoas físicas e jurídicas que tenham se dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas no Estado. A cerimônia de entrega é realizada anualmente e fez parte das comemorações do aniversário de Araxá. Este ano, dez personalidades foram agraciadas.

Deste grupo seleto, dois são araxaenses, a empresária Cecília Beatriz Porfírio Pereira Rosa e o professor Agnelo Guimarães Borges. Natural de Brasília, Estévão Xavier Ribeiro Oliveira também foi agraciado, mas atualmente trabalha em Araxá como gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) do município.

O orador oficial da cerimônia foi o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, que contou com uma mesa formada pelo Coronel Luís Carlos Dias Martins, da Polícia Militar de Minas Gerais, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, prefeito municipal de Araxá, Jeová Moreira da Costa, governador Antônio Augusto Anastasia, secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques e o próprio Diomar.

Durante seu discurso, o governador destacou a importância da Medalha Calmon Barreto e comentou sobre o Teatro Municipal. “O prefeito inaugurou esse teatro aqui que é uma joia. Um teatro como esse em uma cidade do interior é raro no Brasil, com essa qualidade de material, com a acústica que foi colocada, ficamos muito felizes. Araxá sempre está nesse roteiro. Estamos estudando muito para Araxá a viabilidade de grandes eventos para 2013”, abordou.

O encerramento das festividades dos 147 anos de Araxá se deu na noite de quarta-feira, 19, com a apresentação da Orquestra de Câmara Cantilena Ensemble, da série “Concertos CBMM”, às 20h.

Vamos conhecer um pouco sobre Araxá

Nesta quarta-feira, 19, a cidade de Araxá completou 147 anos de emancipação política. Com uma população de quase 100 mil habitantes, Araxá começou a fazer história quando, no dia 19 de dezembro de 1865, por meio da Lei Provincial n° 1259 elevou a Vila de São Domingos à categoria de cidade. Era o início de um novo tempo para novas conquistas. Ao todo, Araxá teve 31 prefeitos.

De acordo com informações do setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), O primeiro prefeito de Araxá foi Raul Franco de Almeida, entre 1915 a 1919, o qual se destacou pela criação da sede da Prefeitura Municipal, do Matadouro e pelo início das obras da Nova Matriz de São Domingos e o lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Santa Casa.

Araxá é uma palavra indígena que significa “Lugar de onde primeiro se avista o sol” e que também denomina a tribo que vivia na região, onde também se formou um dos maiores quilombos de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio. O colonizador foi atraído pelo sal natural das águas do Barreiro. A prática da pecuária foi o motivo básico dessa ocupação, seguida por atividades paralelas como o comércio dos tropeiros e mercadores e a agricultura.

Ana Jacintha de São José, Dona Beja, conhecida nacionalmente, tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos de Araxá no período da primeira metade do século 19, quando viveu na cidade. Em 1980, a cidade foi cenário para a novela “Dona Beja”, baseada no romance de Agripa Vasconcelos, da Rede Manchete, cuja personagem foi interpretada por Maitê Proença.

De lá até 2012, foram várias obras como a construção do Estádio Municipal Fausto Alvim, melhorias no Barreiro, aquisição do prédio da Estação Ferroviária para instalação da FCCB, o Parque do Cristo, duplicação da Av. Imbiara, canalização do Córrego Santa Rita, reforma do aeroporto Romeu Zema, enfim, iniciativas como essas que fazem parte da história política, econômica, cultural e turística de Araxá.

Outras iniciativas que, com certeza, colaboraram para a construção de uma Araxá mais justa foram as criações das honrarias de Título de Cidadão Honorário, em 1967, e da Medalha Dom José Gaspar, em 1980, que são tradicionalmente realizadas no mês de dezembro pela Câmara Municipal de Araxá.

O educador do Colégio Atena, Marcos Antônio Bastos Bonfim, agraciado com o Título de Cidadania Honorária disse que Araxá é a cidade do seu coração. “Nasci em Recife, PE, adotei Araxá como minha cidade há 23 anos. Todo cidadão araxaense trabalha para que a gente construa uma cidade melhor”.

Para Guilherme Castro Corrêa, gerente geral da Vale Fertilizantes em Tapira, também agraciado com o Título de Cidadania Honorária, residente há 34 anos na cidade, Araxá é uma cidade que contribuiu ativamente no que se refere a constituir a sua família. “Desejo que Araxá continue na sua caminhada de progresso, pois é uma cidade diferenciada a nível de Minas Gerais. Tenho certeza de que o futuro de Araxá é brilhante baseado e alicerçado na inteligência e educação do seu povo”, colocou Guilherme, que nasceu em Lima Duarte, MG.

Agenor Lemos Júnior, empresário, um dos organizadores do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia e agraciado com a Medalha Dom José Gaspar, afirmou que Araxá acolheu com muito amor a sua família. “Araxá só tem a ganhar com esse povo maravilhoso. Eu desejo a Araxá que consiga uma nova etapa cultural em sua vida, uma nova etapa de eventos que se façam um turismo novo e promissor interessante para toda a população”.

A vereadora Lídia Jordão, agraciada com a Medalha Dom José Gaspar, ressaltou que esses 147 anos de Araxá são de uma família unida, querida, que trabalha no seu dia a dia e deseja o melhor para a sua cidade. “Araxá é diferenciada por sua gente, pelo seu povo, que acolhe bem seus irmãos que vêm para cá e é uma cidade que sabe valorizar aquilo que é seu e que se torna seu, realmente é a melhor cidade para se viver”, salientou.

A aposentada Maria das Graças da Fonseca tem 70 anos e, segundo ela, é de muitas boas recordações sobre Araxá. “Para mim, Araxá é tudo de bom, porque foi aqui que vivi meus melhores momentos com a minha família”, destacou emocionada.

Em 2012, para comemorar seus 147 anos, Araxá faz história, mais uma vez, com a inauguração da revitalização da avenida Antônio Carlos, projeto do arquiteto Gustavo Penna, e do Teatro Municipal, com a presença do governador Antônio Augusto Anastasia.

Parabéns, Araxá, pelos seus 147 anos! Araxá, uma cidade à frente do seu tempo!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *