Logo Jornal Interação

1º Seminário Estadual de Educação nas Prisões de Minas Gerais teve como tema “Educação Prisional como Direito Humano” e realizado em Belo Horizonte.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) realizaram, nos últimos dias 26 e 27, o 1º Seminário de Educação das Prisões de Minas Gerais, no Instituto Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, com o tema: “Educação Prisional como Direito Humano”. A cidade de Araxá foi representada pela diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto, e pela especialista Serise Maria Santos, ambas da Escola Estadual Vasco Santos, responsável por ministrar cursos para os detentos daqui da cidade que estão no Presídio Regional.

O evento contou com a presença do subsecretário de Administração Prisional da SEDS, Murilo Andrade de Oliveira, da diretora de Ensino e Profissionalização da Superintendência de Atendimento ao Preso das SEDS, Sandra Regina Lopo Madureira, da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica  da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos, da diretora da Educação de Jovens e Adultos da SEE, Edir Petruceli  Carayon Xavier, da diretora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Deise Benedito e de  várias outras autoridades relacionadas à Educação e às Unidades Prisionais. Das escolas, participaram diretores, especialistas e pedagogos dos presídios.

Temas diversificados foram debatidos: Inteligências Múltiplas, Educação Prisional como Direito Fundamental das Pessoas Privadas de Liberdade, Gênero e Educação de Jovens e Adultos, Projeto Pronatec das Unidades Prisionais por meio da parceria com o Instituto Federal – Campus Muzambinho, Inclusão Digital, Arte para Todos e muitos outros.  Na abertura, assinaram o termo de cooperação técnica entre o Instituto Cresça Brasil, Instituto Orion, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD e Banco do Brasil.

Durante o evento, foram apresentados diversos trabalhos realizados pelos reeducandos de várias penitenciárias de Minas Gerais: coral “Vozes da Cela”, do presídio de São Lourenço, conjunto de flauta doce – Grupo musical “Som da Liberdade”, do presídio de Ribeirão das Neves. A peça “Dois caipiras na cidade grande”, apresentada pelas detentas do Presídio Feminino, de Ribeirão das Neves. A peça retratando a importância da educação para os detentos foi apresentada pela equipe da Penitenciária José Maria Alckimim.  

A diretora da Escola Vasco Santos, Maria Cristina de Oliveira Barreto, e a especialista, Serise Maria Santos, participaram do evento e retornaram encantadas com o que  aprenderam  sobre o rico trabalho realizado nas escolas das unidades prisionais de Minas Gerais e afirmam que  aplicarão muito  do que aprenderam na escola do Presídio de Araxá.

Como primeira medida, já estão tentando firmar parcerias com empresas e com pessoas relacionadas às artes, tendo a certeza do apoio e participação do diretor do presídio, Marcelo Lima, e da pedagoga Lorena Coelho.

No encerramento do seminário, ficou firmada a realização de outros eventos como maneira de discutir temas relacionados e promover a troca de experiência entre as escolas das unidades prisionais.

Ao final do ano letivo, este seminário foi de grande valia aos educadores da Escola Vasco Santos, que garantem a realização de projetos de melhoria para as turmas do presídio de Araxá para 2013. A celebração de encerramento do ano letivo está prevista para o dia 18 de dezembro, com a participação de Padre Sérgio Márcio de Oliveira para a celebração do Natal entre os reeducandos, professores, agentes e servidores do presídio.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *