Destaque »

Ganso empata com Valeriodoce e continua no G4

24 de setembro de 2018 – 19:49 |

Em partida válida pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, versão 2018, chancelado pela Federação Mineira de Futebol, na manhã do último  domingo, dia 23 de setembro, o time do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Araxá está no catálogo de Roteiros da região do Circuito da Canastra

Catálogo foi lançado no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, com o objetivo de ampliar e diversificar os produtos turísticos ofertados daqui do estado.

A Associação do Circuito Turístico da Canastra, representada pelo seu presidente, Marcos Mapelli, seu Vice Presidente, Frederico Crema Leis, sua Gestora Sâmia Borges dos Santos e a associada, Renata Scalon do Parque Náutico de Jaguara, estiveram presentes, no Espaço Minas Gerais, no último dia 27 de novembro, para o lançamento do Catálogo de Produtos e Roteiros. O objetivo principal do Catálogo é a ampliação e diversificação dos produtos turísticos ofertados no Estado de Minas Gerais, além de incentivar a comercialização da região, disponibilizando aos agentes, operadores de viagem e receptivos turísticos, informações de qualidade sobre os destinos turísticos e roteiros disponíveis.

A região do Circuito da Canastra foi contemplada, nos seguintes roteiros: Elementos Culturais e Espiritualidade [Uberaba, Conquista e Sacramento], Dos Sabores ao Equilíbrio [Sacramento e Araxá], Roteiro Aventurar [Araxá e São Roque de Minas], 5º Elementos: Energia e Espiritualidade [Araxá, Sacramento e Uberaba] e a Energia da Natureza no Caminho das Águas [São Roque de Minas].

O catálogo foi elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur MG), que escolheu dentro da associação do circuito, os municípios que seriam contemplados nos roteiros, sendo: Araxá, Sacramento e São Roque de Minas. O Ministério do Turismo patrocinou a impressão do material, que contou com o apoio da Associação do Circuito Turístico da Canastra e dos municípios contemplados para a sua formatação.

Dados da Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Setur MG em 2011, mostram que 20% dos visitantes da região da Canastra, vieram de São Paulo, por este motivo o evento foi realizado na cidade, no charmoso espaço Minas Gerais.

Segundo a Secretária Adjunta da Setur / MG, Silvana Nascimento, por meio deste catálogo, a pasta estadual deseja munir os operadores, receptivos e agências de viagem, com informações importantes sobre o que tem de atrativo na região. “Conseguiremos munir os operadores, receptivos e agências de viagem, com informações sobre os diversos atrativos e roteiros que contemplam atividades associadas à natureza, aventura, turismo náutico, cultura e espiritualidade”, comentou a secretária adjunta da Setur / MG.

Além da região da Canastra, há roteiros de outras regiões contempladas, sendo do Circuito dos Lagos [Uberaba, Conceição das Alagoas e Conquista] e do Lagos de Furnas [Varginha, Boa Esperança, Capitólio, Formiga e São João Batista do Glória], o que totaliza doze roteiros Turísticos.

Estiveram presentes no evento, aproximadamente 50 agentes e operadores de viagem paulistas, que assistiram as apresentações dos Circuitos Turísticos e seus respectivos Roteiros. A Associação do Circuito Turístico da Canastra e dos Lagos, foram apresentadas pela Agência Receptiva Maritaca Turismo, que mostrou todas as potencialidades existentes na região, não se limitando apenas aos atrativos turísticos, contemplados no catálogo.

Após a apresentação houve uma rodada de negócios para a comercialização dos produtos e entrega de Material Promocional. Durante o evento, houve a apresentação de chorinho e samba instrumental do Grupo Arachoro, formado por professores da Escola de Araxá, além de exposição e comercialização de produtos artesanais da Fundação Calmon Barreto e a Degustação dos Doces Joaninha, e da Cachaça Segredos de Araxá, sendo estes, destaques dentro do evento.

No dia seguinte, a Agência Maritaca Turismo, realizou um treinamento para os Operadores e Agentes de Viagens interessados em comercializar os Roteiros, o que gerou bons negócios para a região.

“A Associação do Circuito da Canastra, na oportunidade, gostaria de agradecer a todos que contribuíram para o Sucesso deste evento que certamente contribuirá para o Desenvolvimento Turístico Regional e consequentemente trará vários benefícios, sendo estes, a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, a Fundação Calmon Barreto, a Escola de Música de Araxá, os Doces Joaninha, a Cachaça Segredos de Araxá, a ASAA (Associação dos Artistas e Artesãos de Sacramento), a Agência de Turismo Receptiva Maritaca Turismo e a Usina Hidroelétrica de Igarapava, que disponibilizou o transporte até São Paulo. Obrigado a todos, pois nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”, finalizou a gestora do circuito da canastra, Sâmia Borges.