Logo Jornal Interação

Catálogo foi lançado no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, com o objetivo de ampliar e diversificar os produtos turísticos ofertados daqui do estado.

A Associação do Circuito Turístico da Canastra, representada pelo seu presidente, Marcos Mapelli, seu Vice Presidente, Frederico Crema Leis, sua Gestora Sâmia Borges dos Santos e a associada, Renata Scalon do Parque Náutico de Jaguara, estiveram presentes, no Espaço Minas Gerais, no último dia 27 de novembro, para o lançamento do Catálogo de Produtos e Roteiros. O objetivo principal do Catálogo é a ampliação e diversificação dos produtos turísticos ofertados no Estado de Minas Gerais, além de incentivar a comercialização da região, disponibilizando aos agentes, operadores de viagem e receptivos turísticos, informações de qualidade sobre os destinos turísticos e roteiros disponíveis.

A região do Circuito da Canastra foi contemplada, nos seguintes roteiros: Elementos Culturais e Espiritualidade [Uberaba, Conquista e Sacramento], Dos Sabores ao Equilíbrio [Sacramento e Araxá], Roteiro Aventurar [Araxá e São Roque de Minas], 5º Elementos: Energia e Espiritualidade [Araxá, Sacramento e Uberaba] e a Energia da Natureza no Caminho das Águas [São Roque de Minas].

O catálogo foi elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur MG), que escolheu dentro da associação do circuito, os municípios que seriam contemplados nos roteiros, sendo: Araxá, Sacramento e São Roque de Minas. O Ministério do Turismo patrocinou a impressão do material, que contou com o apoio da Associação do Circuito Turístico da Canastra e dos municípios contemplados para a sua formatação.

Dados da Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Setur MG em 2011, mostram que 20% dos visitantes da região da Canastra, vieram de São Paulo, por este motivo o evento foi realizado na cidade, no charmoso espaço Minas Gerais.

Segundo a Secretária Adjunta da Setur / MG, Silvana Nascimento, por meio deste catálogo, a pasta estadual deseja munir os operadores, receptivos e agências de viagem, com informações importantes sobre o que tem de atrativo na região. “Conseguiremos munir os operadores, receptivos e agências de viagem, com informações sobre os diversos atrativos e roteiros que contemplam atividades associadas à natureza, aventura, turismo náutico, cultura e espiritualidade”, comentou a secretária adjunta da Setur / MG.

Além da região da Canastra, há roteiros de outras regiões contempladas, sendo do Circuito dos Lagos [Uberaba, Conceição das Alagoas e Conquista] e do Lagos de Furnas [Varginha, Boa Esperança, Capitólio, Formiga e São João Batista do Glória], o que totaliza doze roteiros Turísticos.

Estiveram presentes no evento, aproximadamente 50 agentes e operadores de viagem paulistas, que assistiram as apresentações dos Circuitos Turísticos e seus respectivos Roteiros. A Associação do Circuito Turístico da Canastra e dos Lagos, foram apresentadas pela Agência Receptiva Maritaca Turismo, que mostrou todas as potencialidades existentes na região, não se limitando apenas aos atrativos turísticos, contemplados no catálogo.

Após a apresentação houve uma rodada de negócios para a comercialização dos produtos e entrega de Material Promocional. Durante o evento, houve a apresentação de chorinho e samba instrumental do Grupo Arachoro, formado por professores da Escola de Araxá, além de exposição e comercialização de produtos artesanais da Fundação Calmon Barreto e a Degustação dos Doces Joaninha, e da Cachaça Segredos de Araxá, sendo estes, destaques dentro do evento.

No dia seguinte, a Agência Maritaca Turismo, realizou um treinamento para os Operadores e Agentes de Viagens interessados em comercializar os Roteiros, o que gerou bons negócios para a região.

“A Associação do Circuito da Canastra, na oportunidade, gostaria de agradecer a todos que contribuíram para o Sucesso deste evento que certamente contribuirá para o Desenvolvimento Turístico Regional e consequentemente trará vários benefícios, sendo estes, a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, a Fundação Calmon Barreto, a Escola de Música de Araxá, os Doces Joaninha, a Cachaça Segredos de Araxá, a ASAA (Associação dos Artistas e Artesãos de Sacramento), a Agência de Turismo Receptiva Maritaca Turismo e a Usina Hidroelétrica de Igarapava, que disponibilizou o transporte até São Paulo. Obrigado a todos, pois nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”, finalizou a gestora do circuito da canastra, Sâmia Borges.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *