Destaque »

França e Croácia decidem Copa do Mundo na Rússia

14 de julho de 2018 – 22:28 |

Após a eliminação do Brasil nas quartas de final e a derrota de Bélgica e Inglaterra nas semifinais, França entra em campo neste domingo tentando o bicampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo, às …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

Maria Cármen Àvila de Paiva

Oi, gente, tudo bem? Eu não sei exatamente o motivo de, nos últimos anos, um esporte, antigamente desconhecido – ou inacessível –  para a maioria de nós, ter começado a se popularizar aqui no Brasil: o futebol americano.

Imagino que o fato do futebol tradicional (jogado com os pés) ter sofrido um grande colapsoe escândalos de corrupção nas diretorias das entidades, tenham colaborado para a propagação do futebol jogado com as mãos e com bola oval no nosso país.

      Numa busca pela internet, é possível ver reportagens que atribuem tal popularização ao advento das televisões a cabo. Há quem diga que o fato do brasileiro Cairo Santos ou de Tom Brady ( casado com a top Gisele Bündchen)  jogarem na NFL (National Football League ou liga americana de futebol) atraiam a curiosidade do grande público tupiniquim. Outros destacam a capacidade de gestão da liga…

Independente do porquê, o certo é que o futebol americano veio com tudo e para ficar.Não há só aumento na audiência, mas em número de praticantes também e de eventos esportivos organizados pelo país.

Em Araxá, por exemplo, existe um time, o Araxá RedWolves(ou Lobos Vermelhos), fundado em 2015 e que tornou-se oficial no início de 2017. Para acompanhar o que rola com a equipe, não deixem de segui-la nas redes sociais. A alcateia só aumenta…

A equipe, inclusive, participa da Copa Minas de Futebol Americano. Neste domingo, dia 9/4, terá jogo contra o Unimed Miners, às 9 da manhã, no Estádio Fausto Alvim. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Imperdível, não é mesmo?

E, mesmo se você nunca tiver assistido a uma partida (assim como eu), não deve ser tão difícil de entender… Tentei aprender as regras básicas e descobri algumas similaridades com o nosso futebol… Os dois esportes têm como fundamento principal a conquista pelo território do time contrário. No soccer,você quer ver o gol, certo? No caso do futebol americano, o interesse é que seu jogador chegue na “end zone” e faça um “touchdown”. Claro que é um pouco mais complexo que isso. Só assistindo, para compreender essa nova paixão nacional.

Gostaram? Espero que sim. Beijos e até breve, se Deus quiser.