Destaque »

Araxá realiza 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

14 de novembro de 2018 – 17:47 |

Foi realizada na última terça-feira, dia 13 de novembro, na Pousada Dona Beja, a  10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá. O evento reuniu representantes de entidades e …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

“ETERNOS ÍDOLOS DA M.P.B” “O BRASIL PERDE A PRIMEIRA DAMA DA MÚSICA POPULAR BRSILEIRA” “FALECEU ANGELA MARIA”

O Brasil ficou mais triste com a morte da cantora ANGELA MARIA, que faleceu no dia 29 de setembro, em uma noite de sábado muito triste, para todos que a admiravam. Angela Maria faleceu em São Paulo, capital, no Hospital Santa Maggiore, onde estava internada, desde o final de agosto, em virtude de haver contraído uma infecção, mas faleceu por causa de uma parada cardíaca.

A grande cantora foi sepultada no Cemitério de Congonhas, na capital paulista, no dia seguinte.

“QUEM FOI ANGELA MARIA?”

Sem dúvida alguma foi uma das maiores cantoras que surgiu, em todo o pais, tendo surgido em meados dos anos 50, tendo reinado absoluta nos anos 60, 70, 80 e 90, tendo permanecida como uma verdadeira lenda da nossa música.

Conhecida também como a “Rainha do Rádio”, nasceu na cidade de Conceição de Macabú, no Estado do Rio de Janeiro, seu nome completo era ABELIM MARIA DA CUNHA, mas tornou-se conhecida como “ANGELA MARIA”, sendo que ela adotou este nome, que ficou famosa, para esconder de sua família, que não queriam que ela fosse cantora. Então escondida, logo no inicio de sua carreira, de seus familiares, ela tornou-se logo conhecida, por causa de sua voz e de seu grande talento vocal.

“RAINHA DO RÁDIO”

ANGELA MARIA reinou durante muitos anos, atuando nas Rádios Nacional e Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, atuando nos programas de auditório, atuando ao lado de também outras “lendas” da nossa música, que foram “Emilinha Borba e Marlene, sempre atuando nos programas “César de Alencar” e de “Paulo Gracindo”. Sendo que no ano de 1945, ela ganhou o apelido do então Presidente Getúlio Vargas de “SAPOTI” que é uma fruta muito rara, que é doce e suave.

“ANGELA MARIA NO CINEMA”

Também atuou em muitos filmes, inicialmente participou de muitas “chanchadas” para os Estúdios da Atlântida, onde sempre aparecia cantando algumas melodias, eram filmes em que haviam a participação de Oscarito, Grande Otelo e Ankito, entretanto ela apareceu em alguns outros filmes, com um maior destaque, atuando como atriz mesmo, nos filmes:”RUA SEM SOL” de 1945 de ALEX VIANY, em “RIO ZONA NORTE” de NELSON PEREIRA DOS SANTOS, “QUEM ROUBOU O MEU SAMBA” de JOSÉ CARLOS BURLE e em “O CAMINHO DA ESPERANÇA” para diretor MAURICIO DE LA SERNA.

“INFLUENCIOU”

ANGELA MARIA, era tão boa cantora e possuía um tão perfeito timbre vocal, que a mesma influenciou grandes outras cantoras, que ao longo dos anos, deram depoimentos , de que elas sempre admiraram e foram influenciadas a cantar com o “jeito” e com o “estilo” de Angela Maria. Estes depoimentos foram dados, nada mais por gente como: “ELIS REGINA, GAL COSTA, ALCIONE E MARIA BETHANIA”.

“LIVRO BIOGRÁFICO”

 

No mercado editorial existe um excelente livro biográfico, sobre ela, intitulado de “ANGELA MARIA, A ETERNA CANTORA DO BRASIL”, de autoria do jornalista RODRIGO FAOUR pela Editoria Record, onde conta toda a sua trajetória, sua vida, suas músicas e etc.

“ALGUNS DOS SEUS GRANDES SUCESSOS MUSICAIS”

Dentro da sua fabulosa e maravilhosa discografia, em que ela lançou em mais de 60 anos de sucessos, melodias maravilhosas e inesquecíveis, que se eternizaram  e que foram entre algumas, as inesquecíveis: “BABALÚ”, “FÓSFORO QUEIMADO”, “ VIDA DE  BAILARINA”, “ESCUTA”, “AVE MARIA NO MORRO”, “LABIOS DE MEL”, “MAMÃE”, “IRONIA”, “CINDERELA”, “A LUA É DOS NAMORADOS”, “JOÃO VALENTÃO”, “GENTE HUMILDE”, “PRISIONEIRA”, “TANGO PRÁ TERESA”, “MOÇA BONITA”, “NUNCA JAMAIS”, “ABANDONO”, “ORGULHO”, “FLOR DE MADRID”, “APAIXONADA”, “NAVE DOS ARREPENDIDOS” e etc. Também gravou alguns discos em parceria com outros cantores, que resultaram em enormes sucessos, como foram os encontros com gente como: “Agnaldo Timóteo, Cauby Peixoto, Moacir Franco, Agnaldo Rayol e Nelson Gonçalves.

“ANGELA MARIA EM ARAXA”

Há de se registrar que a cidade de Araxá, teve a honra e o privilégio de receber a visita de ANGELA MARIA, que aqui esteve e se apresentou para a nossa cidade, em um show que aconteceu no dia 11 DE ABRIL DE 2011, que teve como o palco de sua inesquecível apresentação, as dependências do SESC, quando ela esteve aqui abrilhantando uma festa de encerramento de um Encontro da Terceira Idade, que teve como local aquela dependência araxaense, foi um show maravilhoso, ficou registrado na história cultural e musical da cidade.

“EPILOGO”

Foram 89 anos de uma vida marcada por uma sucessão de acontecimentos e mais de 60 anos de uma vida de “grande cantora”, e que deixarão muita saudade, isto porque, ela a cantora “ANGELA MARIA” foi maravilhosa naquilo que ela mais sabia fazer,  que era cantar muito bem e muito bem afinada.

(FIM)

Francisco José Géa