Destaque »

Catarina enfrenta ventos fortes, mar agitado e baixa temperatura da água na travessia do Canal da Mancha

13 de setembro de 2019 – 18:25 |

Por Maurício de Castro Rosa
O ser humano é o único animal que arrisca sua vida sem ser para comer ou se salvar de um predador. Ele arrisca a vida por adrenalina, por emoções, por desafios, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

“AS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO”

Francisco José Géa

“O que são as teorias da conspiração?”

 São acontecimentos e fatos históricos, que aconteceram, mas o povo em geral, tem uma tendência em não acreditar e distorcer os fatos  que realmente aconteceram, com uma tendência em acreditar somente naquilo que o seu cérebro imaginou, nos quais ele acha melhor acreditar tudo na sua maneira. São fantasias que estão na mente de todos nós.

Por isto, é preciso tomar muito cuidado, quando a gente ouvir um fato ou um acontecimento, para não mudar o que foi noticiado, pois todos nós temos uma forte tendência para distorcer e mudar tudo aquilo que aconteceu que foi noticiado ou que nos foi contado.

 

E o que dizem os psicólogos?

Dizem que as pessoas acreditam mais nas versões fantasiosas, isto em virtude do fato das maiorias das pessoas se fecharem para qualquer informação que venha a contrariar o seu ponto de vista. Geralmente isto acontece com pessoas dogmáticas, que são aquelas pessoas que possuem uma personalidade que refuta e nega qualquer fato ou acontecimento um pouco diferente. Estas pessoas possuem características próprias, são inflexíveis e só caminham em direção oposta aos noticiários. Adoram os boatos alternativos, não acreditam nas democracias e nem aos sistemas políticos. Acham que existe uma cortina de fumaça em todos os acontecimentos. Acham que os governos sempre escondem muita coisa do povo.

 

“As principais e mais conhecidas teorias da conspiração”

“A viagem do homem á lua”

O universo das teorias conspiratórias são muitas e abrangem quase todos os acontecimentos. Uma das mais conhecidas e comentadas é a negação da viagem e da descida de um homem na lua. Fato que realmente aconteceu no dia 16 de julho do ano de 1969. Fato que toda a humanidade acompanhou pela televisão, toda a caminhada pioneira dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Porém muita gente se recusa em acreditar naquilo em que eles viram, com seus próprios olhos, sendo que muita gente afirma que todo aquilo foi uma armação dos Estados Unidos, que fizeram uma filmagem em algum estúdio de Hollywood.

Quanta bobagem, quanta ignorância, porque se foi uma fraude, porque então, naquela época a União Soviética, que era um forte rival dos americanos na conquista espacial não fez uma denúncia?

 

“A História da Incrível e Trágica Morte de Tancredo Neves?”

Todo o mistério que envolveu a doença e a morte do futuro presidente do Brasil, Tancredo Neves, também foi motivo para o surgimento para as mais incríveis versões fantasiosas. Entretanto, que aconteceu que no dia 14 de março de 1985, na véspera de sua posse, Tancredo foi internado para uma cirurgia de emergência e que após sete intervenções o mesmo veio a falecer, no dia 21 de abril daquele fatídico ano de 1985. E quem assumiu a presidência foi o vice que era o Sr. José Sarney, do PFL, um partido que na época era bem simpático com o regime militar. Houve uma forte comoção e uma grande frustração em todo o pais, surgindo daí fortes e incríveis boatos sobre aqueles fatos.

O que surgiu, entre os adoradores das teorias da conspiração, era que realmente Tancredo Neves, havia falecido foi em virtude de um atentado que o mesmo foi vítima,na véspera de sua posse, na cidade de Belo Horizonte, e que o mesmo fora assassinado com 9 (nove) tiros, e que tal atentado foi a mando do governo militar e que este atentado foi assistido por alguns jornalistas.

E acreditem, nem mesmo com o desmentido deste grupo de jornalistas, os adeptos da Teoria da Conspiração não ficaram satisfeitos e continuaram acreditando neste falso boato.

 

“A morte de Juscelino Kubistchek”

Envolto em muito mistério, a morte de JK, até hoje ainda é alvo de muitas perguntas e muitas especulações, pois toda aquela tragédia daquele desastre que aconteceu na Via Dutra, na altura da cidade de Rezende (RJ), onde o carro de JK foi atingido por um ônibus da Viação Cometa, que fazia a linha Rio-S.Paulo, não ficou muito bem explicado. Entretanto a pericia constatou que o ônibus derrapou na pista e atingiu o carro de JK, que vinha em sentido contrário, matando o JK e seu motorista na hora. Mas para os teóricos da conspiração, logo falaram e dizem até hoje, de que JK foi morto a mando de algum grupo militar. Esta é uma das mais conhecidas “TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO”.

 

“Diversas Outras Teorias”

Também a teoria de que o ex-presidente João Goulart, não faleceu de infarto, mas que o mesmo morreu envenenado a mando do grupo que comandava atentados, na América do Sul, que era chamado de Grupo da Operação Condor.

Também é muito comentada a morte da atriz norte-americana, a inesquecível Marilyn Monroe, onde a mesma suicidou-se tomando uma dose forte de calmantes e remédios para dormir, entretanto, os boateiros de plantão e admiradores das teorias da conspiração, juram de pés juntos, de que a atriz Marilyn Monroe, foi morta a mando da CIA, em virtude de que ela foi amante do ex-presidente dos Estados Unidos e de que ela sabia  muita coisa e precisava ser morta. Outra famosa teoria é a de que a cidade de Varginha, foi realmente invadida por muito ETS, mas o fato foi desmentido e negado pelo exercito e de que o antigo astro e cantor Elvis Presley, não faleceu, e que o mesmo está vivo até hoje, que ele é um velhinho muito acabado, e que o mesmo fugiu e esconde em uma fazenda na Argentina, e vai por aí a fora.

Entretanto os psicólogos explicam que estas teorias são acontecimentos, gerados por intermédio de mecanismos psicológicos produzidos por pessoas que tem sentimentos de muito medo e pessoas muito abaladas. Em resumo, realmente o povo vai ficar, sem saber o que é realidade ou o que é lenda, enquanto existir esta espécie de personalidade que adora e espalha alguma “Teoria da Conspiração”.

(FIM)

Francisco José Géa.