Destaque »

Representantes da OAB se reúnem com Vereadores na Câmara

19 de junho de 2018 – 0:41 |

Na tarde da última segunda-feira (11), o Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu Vereadores, imprensa e diversos advogados do Município de Araxá para uma Audiência Pública. Ainda participaram membros da Diretoria da 33ª …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home »

20 Anos Sem Tim Maia

O Cantor Mais Irreverente do Brasil

Por Francisco José Géa

 

Apresentação

 

No último dia 15 de março, completaram 20 anos da morte, de Tim Maia, que foi o cantor mais irreverente e debochado do Brasil e que surgiu no meio artístico, nos últimos anos.Tim Maia, faleceu no dia 15 de março de 1998, durante a apresentação de um show, na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, após passar mal, proviniente pelo uso excessivo de alcóol e drogas, ao qual o mesmo  era usuário e não escondia de ninguém.

Origens

Tim Maia, cujo verdadeiro nome era Sebastião Rodrigues Maia, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro  de classe média da Tijuca, zona  norte da cidade do Rio, no dia 28 de setembro de 1942, e falecendo aos 56 anos, deixando um filho,que se chama Carmelo Melo. Tim Maia, em sua juventude foi amigo de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, dois gigantes da música e fundadores do movimento da Jovem Guarda. Estes encontros juvenis, davam-se na Praça Saenz Pena, que é a principal praça do bairro da Tijuca.

Estilo Musical

Tim Maia era dono de um estilo musical único, onde ele conseguia integrar os estilos da funk e do soul, aos rítmos brasileiros e com isto ele conquistou a admiração do público da crítica e também de artístas de outras gerações e de outros gêneros musicais, e não foi a toa, que apelidado pelo cantor Jorge Bem, de ‘O Síndico’, apelido este que o acompanhou por toda a sua vida.

Personagem Polêmica

Foi um ser humano livre, irreverente, sem nenhum preconceito, fazia aquilo o que bem entendia, fazendo sempre o que dava em sua cabeça, teve uma vida muito conturbada, e por causa do seu jeito de ser, pagou muito caro por isto, pois foi processado por diversas vezes, teve vários desastres financeiros, muitos processos judiciais, brigas, escândalos e  etc. Era considerado um doidão, pela sua própria natureza, possuia um gênio bem difícil. E somente quem viveu e conviveu com ele, pode contar de como era este seu estranho comportamento, apesar de tudo foi um músico excepcional e que revolucionou a Música Popular Brasileira.

Primeiro Disco

Gravou o seu primeiro LP no ano de 1970, logo após chegar dos Estados Unidos, onde o mesmo passou uma temporada, residindo na cidade de Nova York.

Livro

No mercado editorial existe um livro, dos mais completos, contanto toda a vida, trajetória e obra de Tim Maia, de autoria de Nelson Mota, que se intitula de ‘Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia’, da editora Objetiva, contendo 398 páginas, que é a mais pura delícia para quem é fã de Tim Maia.

Filme

Também no mercado cinematográfico, foi realizado um excelente filem do ano de 2016, que foi muito bem recebido em todos os cinemas que lançaram, sendo que posteriormente esse  filme também foi lançado em DVD e que está  ao alcance de todos os seus fãs.

Título: Tim Maia

Cor: colorido

Direção: Mauro Lima

Elenco: Babu Santana que interpretou o papel de Tim Maia,Cauã Raymond, Aline Moraes e Rubens Nunes.

Duração; 1 hora e 58 minutos

Algumas Palavras e Pensamentos de Tim Maia

“Olha ai rapaziada, hoje nós vamos tocar na casa de um general, lá vai ter muita farda, vai ter muito general. Eu também mandei fazer uma farda com uns macarrão dourado no ombro”.

“O segredo do meu sucesso é o equilíbrio, metade das minhas músicas é esquenta sovaco e a outra metade é mela cueca.”

“O Sarney nunca tomou 300 LSDs, nem comeu churrasquinho de gato com ki-suco, como eu, não tem experiência para ser presidente. Eu seria melhor do que ele.”

“Se eu não fosse doidão, seria umdos maiores interpretes da América do Sul, do Norte e da Eurpoa, estarei sentado numa limousine, com um secretário Tailandes e outro Hindu, todos vestidos a caráter e por ser doidão, eu mesmo é quedirigiria o meu carro.”

“ Aqui, música romântica se chama brega, se fosse assim nos Estados Unidos, os cantores de blues e todos os grandes crooners românticos iriam morrer de fome.”

“O Brasil é uma terra de mestiço pirado, querendo ser puro-sangue. Pra mim, é cor de mula.”

“Eu sou o Tim Maia do Brasil.”

Como podem ver, esta era a filosofia e o palavreado de Tim Maia que realmente, fazia juz ao seu apelido de Doidão.

As Principais e Mais Bonitas Músicas

Primavera,  Gostava tanto de você, Não quero dinheiro, Azul da cor do mar, Me dê motivo, Essa tal de felicidade, Chocolate, Só quero amar, Paixãoantiga, Pudera, Do leme ao Pontal, Seu eu soubesse, O descobridor dos sete mares, Pecado Capital, Sossego, Neves e parques, Terapeutica do grito, O que me importa e Não me iludo mais.”

Fim